Rebaixados
Cortar os Elos da Mola >>>
Tem que se fazer o mesmo processo da desmontagem da suspensão para as molas poderem ser retiradas. As molas são contraídas com a ajuda de um equipamento e são levadas posteriormente para um forno, onde ficam por algum tempo. Depois são retiradas e resfriadas, assim mantem sua compressão. Geramente as molas são resfriadas em um banho de oléo para serem re-temperadas. O processo tem que ser feito por um bom profissional, pois o risco de quebra da mola é maior após ela ser aquecida. O preço fica em aproximadamente R$ 150,00.
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Esse método consiste em aquecer dois ou três elos, fazendo-os se juntarem até encostar uns aos outros. Depois de encostados, eles são soldados para não baterem entre si. Essa técnica deixa o carro até que "macio", se for comparado com o corte das molas. O serviço tem que ser feito por um bom profissional para não comprometer a mola. Esse método pode até ser feito sem a desmontagem do conjunto da suspensão. O preço fica em torno de R$ 100,00 dependendo da forma de aquecimento utilizado.
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O telescópio é base de apoio da mola (aquela parte onde a mola fica apoiada). Se esta parte for deslocada para baixo, não será necessário cortar muitos elos para rebaixar o carro. Esse serviço é feito geralmente em carros que tiram mais de 2 elos ao serem rebaixados. Abaixando o telescópio, obtêm-se maior conforto do que apenas cortar os elos da mola. A média de preço é de R$ 190,00 à R$ 450,00 (varia de acordo com a oficina especializada e do serviço prestado).
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Neste método, o que é modificado é a rosca superior de fixação. Esta rosca, é aumentada em um torno mecânico que corta a sua aste, fazendo com que o amortecedor suba para dentro do carro, juntamente com todo o conjunto (amortecedor / mola). Não sendo necessário cortar muitos elos para rebaixar o carro. Este método deixa o carro até que confortável, se comparado com o método onde só as molas são cortadas. Preço do serviço aproximadamente R$ 180,00.
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Esta mudança é radical, todo conjunto da suspensão é alterado. As molas e os amortecedores são trocados por outros chamados de esportivos, onde as molas tem menos espirais e os amortecedores tem um cursor menor. A vantagem deste tipo de serviço, é o melhor conforto e a melhor estabilidade nas curvas, deixando o carro mais seguro. O preço é muito relativo, pois há diversas marcas na maioria dos casos importadas. Mas um "kit" deste tipo costuma ficar em torno de R$ 750,00.
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Uma das opções para quem tem PickUps, é o retrabalho nos feixes (tratamento térmico das lâminas). Os feixes de mola terão dureza variável de acordo com a têmpera empregada, o número de lâminas e o tipo de trabalho para qual foi projetado. Uma maneira bastante segura para rebaixar uma PickUp, é a instalação de um "Block Kit" (importado), que vai alterar o ponto de apoio dos feixes, reduzindo a altura do baricentro. Ou seja, se as molas estiverem montadas acima da ponte, sua fixação passará para a parte de baixo, reduzindo a altura e com baixo comprometimento do molejo. Preço médio R$ 200,00.
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Tipo de suspensão onde em seu kit básico possui: 2 bombas, 8 baterias, 4 pistões e 1 controle. Que fazem com que o carro: pule, ande sobre 3 rodas, levante e baixe, conforme os comandos do proprietário. Todo este sistema hidráulico, funciona com fluídos que são liberados sob pressão, fazendo o carro se movimentar. Mas não vá pensando que você irá pegar o seu carro e instalar um kit como este. Existe toda uma cultura por trás do nome Lowrider, (clique aqui para saber mais) além do mais, existem carros "certos" para a instalação deste sistema, como: Impala's, Cadillac's, Galaxie's, Landau's e outros, que tem todo o seu visual modificado e sua suspensão reforçada para suportar todos estes movimentos e se transformar num autêntico Lowrider.
pickup S10 Lowrider funcionando |
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História do Turbo >>>
O primeiro turbocompressor que usava como força motor os gases de escapamento foi desenvolvido na Suíça, entre 1909 e 1912 por Alfred J. Buchi, engenheiro-chefe do Grupo Sulzer. Em 1915 Alfred propôs o primeiro protótipo de um motor ciclo Diesel turboalimentado, mas não obteve apoio.
No ramo aeronáutico a empresa americana "General Eletric" desenvolvia turbocompressores desde 1910. Na Primeira Guerra Mundial os turbocompressores foram usados ainda com alguma ressalva, mas durante a Segunda Guerra Mundial ocorreu o seu verdadeiro desenvolvimento.
A Garret, marca mais conhecida de turbocompressores, foi fundada em 1936 por "Cliff" Garret. Entre o fim dos anos 40 e início dos anos 50 se incumbiu de projetar pequenas turbinas a gás, de potência de 20 a 90cv. A empresa hoje faz parte da AlliedSignal Automotive, grupo americano que engloba também a Bendix, Fram e Autolite.
Desde então o desenvolvimento de turbocompressores não parou. Hoje temos como fabricantes Schwitzer, IHI, Holset, KKK e a própria Garret, dentre outros. Seu uso é largamente difundido em carros de passeio e corrida, caminhões, ônibus, máquinas agrícolas, indústrias náuticas, de mineração, de construção, bélicas, de aviação e de geração de energia.
Com as novas tecnologias empregadas atualmente os Filtros são responsáveis por 02 à 20 cavalos de potência na roda, sem o filtro existe perda. Claro que se você retirar o filtro original do seu carro, que não foi projetado para alta performance, o carro poderá andar e render um pouco mais, porém com um filtro esportivo esse rendimento pode ser otimizado. Mas para o ganho de potência aqui referido, irá depender de diversos outros fatores. Um deles e o posicionamento do filtro, por existirem motores onde a localidade do filtro não favorece este tipo de substituição.
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A troca do Comando de Válvula é mais comum nos carros antigos, sendo esta menos comum nos carros mais novos. Um dos comandos mais procurados é o "049G", usado nos veículos: Escort XR3 a partir 89, Passat GTS Pointer 1.8, Saveiro Sunset e Summer, Parati, Voyage GLS a partir de 93, alguns Santanas e Quantuns 2000 e o mais famoso de todos o do Gol GTS. O ganho de potência pode chegar de 4cv a 5cv, não sendo necessário mudanças em outros componentes para essa adaptação.
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O Escapamento 4 em 1 (no caso de motor de 4 cilindros que é o mais comum) se diferencia dos escapamentos comuns, pela junção dos 4 canos que saem do motor e vão se juntar depois em 1 só cano (daí o nome 4 em 1), portanto as saídas são prolongadas, facilitando a saída dos gases do veículo, proporcionando uma melhora no rendimento dos carros de alta performance.
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Os Cabos de Vela tem a função de conduzir corrente para a explosão das velas. Para o seu maior aproveitamento, estes cabos podem ser substituidos. Para isto, existem cabos de vela com maiores espessuras (7.0mm, 8.0mm e 8.8mm) e materiais que oferecem menor resistência para a condução da descarga de corrente necessária para o funcionamento do motor do veículo.
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As Bobinas de Ignição de Alta Performance são bobinas especiais desenvolvidas para garantir maior performance em motores de rua e motores de competição (preparados em geral), proporcionando partidas mais rápidas, maior aceleração, menor consumo e maior vida útil das velas utilizadas no veículo.
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Os Coletores de um modo geral servem como passagem da substância ocasionada pela mistura do combustível do veículo com o ar, até o cabeçote. No entanto, para uma melhor performance, e alto aproveitamento, existem coletores fundidos em alumínio que passam por um polimento para melhorar a passagem da mistura ar/combustível no motor do veículo.
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O Corpo de Injeção de veículos monoponto e multiponto, pode ser redimensionado. O diâmetro interno e a borboleta do corpo de injeção são aumentados de 5 a 8mm, permitindo que a passagem de ar/combustível seja maior. Os sensores de marcha lenta e de inclinação de borboleta recebem novas regulagens para fornecer informações para a central de gerenciamento eletrônica, a centralina. A velocidade final do veículo pode ser ampliada em aproximandamente 20km/h, com este tipo de preparação.
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Trata-se de remapear ou trocar o Chip (micro controlador) da unidade de injeção eletrônica. As mudanças são: retirada do limitador de giros, que aumenta o fluxo de combustível, alteração do nível de oxigênio admitido na injeção, alteração do nível de poluentes admissível na emissão de gases, e mais algumas outras mudanças. Uma preparação deste tipo pode dar ao veículo aproximadamente de 8% à 10% a mais de potência no motor.
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Aspirado "Simples": troca do comando de válvula, da polia regulável, do escapamento original por um 4 em 1, abertura do gicle (peça que controla a quantidade de combustível que será queimada pelo motor) e acerto da carburação.
Aspirado "Forte": segue o mesmo procedimento da aspiração Simples com a diferença de colocar um carburado Webber (carburador), trabalhar o cabeçote, melhorar o sistema de ignição e etc. |
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O Turbo compressor pode ser instalado na maioria dos veículos (há raras excessões), podem ter sua pressão variando de 0,5 ou 0,7 bar (recomendado para carros de rua que tem uso rotineiro) e de 1,5 até 3,0 bar de pressão (preparação "andadera") carros que possuem uma preparação boa para suportar toda essa "cavalaria", normalmente são carros que já possuem uma cilindrada maior ou que já possuem outras preparações.
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O Óxido Nitroso System (NOS) não é combustível, e sim um gás não inflamável composto por nitrogênio e oxigênio. Quando este gás é injetado sob alta pressão na câmara de combustão do motor juntamente com o combustível original do veículo, fornece mais oxigênio para a queima da mistura, gerando também uma explosão mais eficiente. Armazenado em um tanque de gás, o nitro é acionado depois de aproximadamente 3.000 RPM, por uma chave que arma todo o sistema. A preparação c/ nitro é considerada "forte" pois dá um acréscimo de 90cv na potência original do veículo.
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